Globalização
Entender as mudanças que remodelam a sociedade na atualidade, necessariamente, por uma análise da dinâmica do mundo em constante transformação. As alterações da Revolução Industrial modificaram profundamente as bases da economia e da sociedade. O crescimento dos meios de transporte e comunicação proporcionou a corrida de novos mercados consumidores, consolidando as empresas e o sistema capitalista. O mundo transformou-se no palco das relações globais. Contínua introdução
Portanto, podemos dizer que a globalização econômica é um processo em que os países saíram de suas economias fechadas para uma economia envolvendo todo o mundo. Através deste processo, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais que se espalham pelos quatro cantos do planeta.
Foi mostrado que o brasil só conseguiu “solidificar” a sua industrialização após o acontecimento da segunda guerra, num processo que mais tarde ficou conhecido como substituição de importações. E que apesar de industrializado, o Brasil continua a ser considerado subdesenvolvido pelo resultados dos indicadores sociais, do nível tecnológico e da dependência da tecnologia e de investimentos internacionais.
Com a globalização, o brasil tem uma economia aberta aos mercado internacionais, ou seja, podemos comprar e vender produtos de diversos países. Porem nem tudo nisso sai como lucro, são existente produtos de outros países que saem pelo uma preço menor que os fabricados no brasil, que podem levar empresas a falecia gerando assim, o desemprego em nosso país.
A globalização da economia trouce consigo as desigualdades sociais. Pois é consequência da não justa distribuição da renda do país,