Globalização
RAFAEL LEANDRO
GLOBALIZAÇÃO
ORLEANS
2010
1 INTRODUÇÃO
A expressão “globalização” tem sido usada num sentido de processo de integração
econômica, caracterizado pelo predomínio dos interesses financeiros, pela desregulamentação dos mercados, pelas privatizações das empresas estatais, e pelo abandono do bem estar social.
Esta é uma das razões que estudiosos acusam, a globalização, de ser responsável pelo aumento da exclusão social (com o aumento do número de pobres e de desempregados) e de provocar crises econômicas sucessivas, arruinando milhares de poupadores e de pequenos empreendimentos. No texto que se segue, será tratado o tema no sentido de seu significado histórico.
Mostrando que o processo de globalização (aqui entendido como integração e interdependência econômica) teve suas raízes à pelo menos cinco séculos, passando por diversas etapas.
2 COMO ERA O MUNDO ANTES DA GLOBALIZAÇÃO
Antes do inicio da primeira fase da globalização, os continentes se encontravam separados por intransponíveis extensões de terra e de água. Os povos conheciam outros povos e culturas apenas através de lendas ou contos. As pessoas nasciam, cresciam e morriam no mesmo lugar sem conhecer a extensão do território mundial.
As grandes economias mundiais eram concentradas na Europa, sendo elas: França,
Itália, Inglaterra e Rússia. Além dessas os continentes possuíam seus poderes soberanos, como na Ásia que existia a Indochina; no Sudeste Europeu era dominado pelo império bizantino; a Rússia era dominada pelos Canatos Mongóis; o Oriente possuía rotas de comercialização em Bombaim e Calcutá; a África possui comércio com os portos europeus e com a região sul. Já na América do Sul, eram as culturas Astecas, Maias e Incas que predominavam. Durante milhares de anos, essas rotas de comércio eram desconhecidas umas das outras, sendo que a comercialização era totalmente regional e fechada, por vários