Globalização
COMO FENÔMENO MUNDIAL
GLOBALIZAÇÃO
CONCEITO
É um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão no mais alto grau.
SURGIMENTO
A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real.
O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado.
A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista tornou-se predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial.
ANÁLISE DOS ASPECTOS POSITIVOS
DA GLOBALIZAÇÃO
√ Maior disponibilidade de poupança, condição necessária para a elevação da taxa de crescimento econômico;
√ Maior eficiência nos investimentos, direcionando os recursos existentes para as oportunidades mais produtivas;
√ Disponibilidade de instrumentos para melhor gerenciamento de riscos financeiros, por parte de governos e empresas;
√ Intercâmbio cultural e comercial entre as nações;
√ Maior produtividade e suposto bem-estar social;
√ Menor tarifa dos produtos entre países;
√ Supera os antagonismos e conflitos decorrentes da competição entre economias nacionais, vez que é condição fundamental