Globalização
A regionalização do espaço mundial tem por objetivo classificar e dividir grandes áreas do planeta por vários critérios no que diz a respeito à população e a economia, visto por perspectivas diferentes podendo interpretá-la de diversas formas, por elementos naturais, políticos, sociais, entre outros.
Essa forma de regionalizar é causada pelo fato de ter uma separação de três mundos, que operaram com classificações de países segundo seus níveis de desenvolvimento econômico-social ou organização do modo de produção. Assim, classificando de países como desenvolvidos, subdesenvolvidos, em desenvolvimento, 1º, 2º e 3º mundo, países ricos e países pobres, entendendo então uma disputa entre o capitalismo e o socialismo. Onde além de dividir espaços e territórios através de suas diferenças e semelhanças, trata-se em os países desenvolvido manterem sua superioridade sobre o mundo, e evoluírem cada vez mais, utilizando toda sua evolução na sociedade, assim como uma ótima distribuição de renda, diferente do subdesenvolvido.
Outro fator também muito importante nessa causa da separação regional é o nível de industrialização, no qual o primeiro mundo comandado por EUA, Inglaterra, França, Japão, Austrália, Nova Zelândia, são países capitalista, cujo seu nível tecnológico e econômico influencia diretamente no padrão da população. Já no segundo mundo são países de orientação socialista que apresenta um fraco desenvolvimento técnico industrial, onde algum desses países tem um elevado nível industrial, assim dominando o cenário econômico e político, levado por URSS, Hungria, Cuba, Coréia do Norte, entre outros. E por fim o terceiro mundo que também são países capitalistas, mais extremamente dependentes do 1º mundo econômico, tecnológico e político, com baixo nível social e econômico, como México, Argentina, Coréia do Sul, Brasil, África do Sul.
O sistema capitalista caracteriza-se pela propriedade privada ou particular dos meios de