Globalização
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE
CURSO DE PEDAGOGIA
GLOBALIZAÇÃO
Rio de janeiro
2010
Fundamentos Filosóficos
Trabalho apresentado como requisito parcial para a disciplina Fundamentos Filosóficos do Curso de Pedagogia do Centro Universitário da Cidade.
Rio de Janeiro
GLOBALIZAÇÃO
Introdução
Pela definição de FERREIRA, globalização é:
(...) “Processo de integração entre as economias e sociedades dos vários países, especialmente no que se refere à produção de mercadorias e serviços, aos mercados financeiros, e a difusão de informações.” (2001, p.348) A globalização une os povos do mundo inteiro, interligando as sociedades, aculturando e unificando os indivíduos, numa espécie de processo de socialização para uma nova sociedade universal, sem que os próprios indivíduos percebam que já fazem parte dela.
Origens e características
As buscas gregas através do mar fizeram surgir os primeiros indícios da globalização, em decorrência das relações políticas, sociais, econômicas e históricas. As viagens marítimas levaram os gregos a conhecerem outras terras e outros povos, que com o surgimento da moeda, da vida urbana, da escrita e do calendário fizeram florescer o comércio e o artesanato.
De acordo com Chauí: Durante muito tempo, considerou-se que a Filosofia nascera por transformações que os gregos operaram na sabedoria oriental (egípcia, persa, caldéia e babilônica). Assim, filósofos como Platão e Aristóteles afirmaram a origem oriental da Filosofia. Os gregos, diziam eles, povo comerciante e navegante descobriu, através das viagens, a agrimensura dos egípcios (usada para medir as terras, após as cheias do Nilo), a astrologia dos caldeus e dos babilônicos (usada para prever grandes guerras, subida e queda de reis, catástrofes como peste, fome, furacões), as genealogias dos persas (usadas para dar continuidade às linhagens e dinastias dos