Globalização Produtiva
Elas estão presentes em todos os países do mundo e atualmente passam por incorporações e fusões, com a ampliação do seu ramo de atuação.
As empresas multinacionais existem há muito tempo; citamos como exemplo a companhia das índias ocidentais, organizações comerciais criadas no século XVII, dedicadas, sobretudo, à exploração comercial dos continentes africano e americano. Após a Segunda Guerra, elas cresceram e passaram a ganhar muita importância no comércio internacional. Ultimamente são conhecidas também por empresas transnacionais.
Uma empresa multinacional possui sua matriz em um determinado país e atua no mercado de outros países. A atuação dessas empresas no mercado mundial se intensificou a partir de 1945.
“O processo de globalização contribuiu bastante para a atuação das empresas multinacionais, pois proporcionou condições de telecomunicação e transporte, elementos essenciais para a atuação dessas empresas em escala mundial.
Na década de 90, emerge na economia mundial um processo intenso de mudanças proveniente da globalização e reestruturação produtiva. Este período é marcado por novas formas de produção e avanços tecnológicos, tendo como elemento norteador o funcionamento de um mercado global, pautado pelo aumento do fluxo de investimentos diretos estrangeiros e fluxos de capitais, o avanço do comércio e da tecnologia. As mudanças na economia advindas da globalização afetaram diretamente o setor industrial provocando modificações na estrutura das empresas. Trata-se da era da competitividade, que aumenta cada vez mais a disputa entre as empresas pelo espaço econômico no mercado.”
Com isso surgem empresas nacionais de produção de grande escala e alto valor agregado que acabam se internacionalizando com interesse de captação de novos mercados e maior lucratividade. O que hoje contribui em suma importância para a o fluxo de capitais mundiais.
As multinacionais operam, ao