Globalização Produtiva
Investimentos GREENFIELDS
São investimentos em projetos que ainda estão no papel, ou seja, investir recursos em uma empresa que partirá do zero, startup, compara-se a comprar um apartamento que ainda está na planta, os valores são mais atrativos e os lucros são maiores, porém existem os riscos, tendo em vista os recentes atropelos de Eike Batista.
Investimentos BROWNFIELDS
São investimentos em projetos de remodelação de uma estrutura empresarial já existente, ampliação de uma indústria, uma fábrica, outros afins.
Ivestimento JOINT VENTURE
Quando duas ou mais empresas se unem em um investimento ou divisão de custos no intuito de ampliar lucros ou se manter no mercado, ou até mesmo aumentar seu Market Share.
Investimentos Diretos Estrangeiros (IDE)
Este tipo de investimento se dá quando uma empresa de um determinado país investe em aquisição ou abertura de uma filial, em outro país que não o seu de origem. Em se falando de Brasil, nos anos 90 com o surgimento do Plano Real, onde um dos benefícios foi a estabilização da economia nacional que aliada a um bom momento do mercado internacional, o nosso pais se tornou uma ótima opção para investimentos de empresas do primeiro mundo. Neste período foram registrados movimentações de IDE perto da casa de 1 trilhão de dólares, o Brasil recebeu uma boa parte desta injeção financeira, parte privatizando estatais e parte em negociações de empresas privadas, sejam aquisições, fusões ou abertura de filiais estrangeiras.
INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA
Os investimentos já citados anteriormente (acima), são o início de um processo de internacionalização, podemos usar como exemplo o grupo Pão de açúcar que para aumentar sua fatia de mercado e ficar mais competitivo, recebeu investimentos de um grupo francês e de empresa nacional virou uma empresa internacional.
Outro exemplo seria a Motorola que para entrar no mercado da américa Latina montou uma fabrica no Brasil, diminuindo os