Globalização Financeira
8º SEMESTRE
ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Mercado de Capitais
Prof. Ms. Valéria Borges Ribeiro
GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA
Rondonópolis, 16 de Setembro de 2013.
Disciplina: Mercado de Capitais
Prof. Ms. Valéria Borges Ribeiro
DISCENTES:
Felipe Átilas Sousa Lima
Fernando Gonçalves Menezes de Jesus
Jaíny Marques da Silva
Monia Schaiane Batista Pinheiro
Tatiane Ferreira de Almeida
Rondonópolis, 16 de Setembro de 2013.
Conceito
A globalização financeira é a interação de três processos distintos, a expansão extraordinária de fluxos financeiros, o acirramento da concorrência dos mercados financeiros internacionais e a maior integração dos sistemas financeiros nacionais, ou seja, esses três fatores faz com que o processo financeiro nacional fique mais próximo do sistema internacional, fazendo com que o processo financeiro seja mais amplo e rápido.
Principais âmbitos
Revolução Tecnológica: Nas ultimas décadas o avanço tecnológico tem possibilitado a diversos países uma melhoria continua em seu processo de fabricação e montagem de produtos, comunicação com outros países, a própria comunicação nacional entre empresas, enfim se tornou mais fácil de identificar problemas e corrigir erros nos processos algo que não havia muito fácil a 15 anos atrás por exemplo.
Áreas de livre comércio: Com isso os governos incentivaram seus países a comercializar suas mercadorias fora da fronteira de seu território, da mesma forma que podem adquirir produtos e serviços de seus países aliados com alguns benefícios, abrindo assim uma ampla oportunidade para importação e exportação.
Interdependências dos Mercados: Muitos mercados mundiais se tornaram independentes tendo em vista que em muitos países como no Brasil abriu as portas para empresas multinacionais se instalar, para que a economia se fortaleça e o pais lucre com isso. Ou seja, os governos optaram por não dependerem de