globalização financeiras
Globalização, podemos dizer que o nome já diz tudo! É um assunto que para entender devemos olhar um pouco o passado.
Não posso entrar em detalhes, pois não sou uma historiadora, mas posso falar através de meus conhecimentos desde que o homem percebeu que conseguia pensar, tudo ao seu redor começou a se transformar, ate uma simples pedra, poderia ser mais que apenas uma pedra: um travesseiro para repousar, uma arma, um assento e descobriu que juntando varias poderia realizar coisas maiores. Grandes descobertas foram feitas desde então, guerras foram travadas, mas no final das contas tudo se baseava em poder, riqueza e vida.
Avançando um pouco mais a historia, chegamos a um ponto crucial para que hoje a globalização é o que é!
1. 1º Revolução Industrial: País Inglaterra século XVIII, migrou para o continente Europeu século XIX, atravessou o Atlântico rumo para o Estados Unidos. A tecnologia característica é a máquina de fiar, o tear mecânico. Todas são maquinas movidas a vapor originado da combustão do carvão. Sistema de transporte característico é a ferrovia, além da navegação marítima, também movida à energia do vapor do carvão. Trabalho assalariado, trabalhador qualificado geralmente pago por peça.
2. 2º Revolução Industrial: Teve inicio por volta de 1870, mas a só ficou em evidencia nas primeiras décadas do século XX. Foi um Fenômeno muito mais dos Estados Unidos que dos países europeus. E esta segunda revolução industrial que está por trás de todo desenvolvimento técnico, científico e de trabalho que ocorre nos anos da Primeira e principalmente, da Segunda Guerra Mundial. Tem suas bases nos ramos metalúrgico e químico. O sistema de técnica e de trabalho desse período é o fordista.
Depois da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: Novo Avanço.
O movimento global de pessoas, bens e ideias expandiu significativamente nos séculos seguintes. No início do século XIX, o desenvolvimento de novas formas de transporte, como o navio a vapor e ferrovias, e