Globalização do lado de cá
O Mundo Global Visto do Lado de Cá, é um documentário que foi produzido pelo cineasta brasileiro Silvio Tendler, onde ele e o geógrafo Milton Santos discutem os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias e dos países chamados “em desenvolvimento”. Silvio traz um cenário em que a globalização mostra toda sua crueldade. Falas e imagens do centro e da periferia evidenciam o abismo existente entre ricos e pobres, revelando o dinamismo do processo do cidadão protagonista dos tempos agonizantes da globalização.
Durante o documentário, Milton se refere com frequência ao termo “globalitarismo”, termo utilizado por ele para expressar o totalitarismo que as nações hegemônicas impõem sobre as camadas populares, seja no âmbito econômico ou social. Segundo o geógrafo, estamos vivendo um segundo momento da globalização, onde se apresenta uma fragmentação dos territórios.
Ele se refere também ao humanismo como sendo o motor inicial da globalização, que é substituído pelo consumo excessivo. Propõe novas maneiras de se combater a informação desfigurada na maioria das vezes pela mídia. Onde a partir destas informações, a realidade dos fatos como por exemplo: o desemprego, a pobreza e até a miséria são vistos como algo normal. O documentário deixa claro que somos manipulados a todo instante pela mídia, de forma que só enxergamos e ouvimos o que é transmitido por ela. Devemos por um ponto final nesta situação, e mudar nossas concepções em relação à sociedade consumista.
imagem extraída de: wwwdesigualdadesocial7ja.blogspot.com
Devemos enxergar o próximo como um cidadão que possui necessidades e carências como as nossas. Infelizmente