A globalização vista do lado de cá
NEAD – Núcleo de Educação a Distância
CEPEAD - Centro de Pesquisa em Educação a Distância
Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves”
Gestão Pública – Polo Boa Esperança – MG
Aluna:
Produza um texto, entre 400 e 600 palavras, sobre os desafios dos Estados na América Latina, especialmente o brasileiro, para efetivar o ciclo (delineamento/elaboração, implantação/implementação, monitoramento/avaliação) das políticas sociais em seu país.
Os desafios dos Estados na América Latina e no Brasil com relação às políticas sociais ainda são imensuráveis. Implantar políticas que realmente tragam soluções para a pobreza e miséria nesses Estados não é tarefa fácil, nem vai acontecer da noite para dia. Mas também não é tarefa impossível. O que impede que isso aconteça é o fato de que, quem o deve fazer, ainda não se preocupou em fazê-lo. Sabemos que o Brasil nunca considerou os gastos com políticas sociais como um investimento produtivo, por isso acabar com o retrato da pobreza e da miséria ainda é um obstáculo para os Estados. Os esforços feitos até hoje, na sua maioria, foram para remediar a pobreza, e não para acabar com ela, adotando políticas sustentáveis que garanta que essa parte da população consiga caminhar com as próprias pernas no futuro.
Recursos, na maioria das vezes não é o problema. Países como o Brasil, que recolhem uma fortuna de impostos, têm os recursos necessários para investimentos. A dificuldade está em deixar de lado o pequeno grupo que luta pelo poder e atender a grande massa que luta para ter um arroz e feijão na mesa todos os dias para oferecer para seus filhos. E pode ter certeza que o que a população almeja não é riqueza nem poder, não é luxo, não é mordomia. O que eles querem é tão pouco perto da imensidão da riqueza que existe dentro do país. O que essa população deseja ter é: um trabalho com carteira assinada, um teto para descansar quando voltar do trabalho, comida na mesa para a sua