Globalização da Agricultura no Brasil
Um argumento forte utilizado no processo de globalização é o de que objetiva-se o melhor para o consumidor, dando condições a este de ter produtos mais baratos e de melhor qualidade. O mercado deixa de ser o país, para ser o mundo. O Brasil por se próprio vem crescendo (globalizando) nessa área, e isso vem fazendo o Brasil tomar conta e ter a liderança mundial em alguns produtos.
Não restam dúvidas que um dos setores mais importantes para economia brasileira é a agricultura, que precisa ser protegida, pois sua participação na balança comercial é determinante, decisiva para o desenvolvimento do Brasil.
A modernização da agricultura brasileira tem promovido nos últimos 40 anos uma profunda reestruturação dos espaços produtivos do campo, a partir da incorporação de novas tecnologias nas etapas do trabalho agrícola. A inovação de fatores técnicos, científicos e normativos pelo território brasileiro, características da globalização da agricultura histórico chamado de meio técnico-científico-informacional, possibilitou o aperfeiçoamento das atividades econômicas e a especialização produtiva dos lugares, principalmente em áreas com grande aptidão agrícola.
Meio técnico: Instruir e Ensina corretamente as pessoas a trabalhar com aquilo, e gostar do trabalho.
Meio científico: Um meio novo que vem evoluindo a cada ano, máquinas, aparelhos, exames de medicina, testes. Coisas no qual vem ajudando e aperfeiçoando a agricultura, que só vem evoluindo e se globalizando em todo território Brasileiro.
Meio Informacional: O meio técnico-científico-informacional aparece na cidade e no campo, incorporando a agricultura, a indústria e os serviços. Ele abrange o planeta inteiro e funciona como um sistema*.