Globalizaçao
Pode-se dizer que a globalização é um fenômeno econômico e social que ocorre em escala global, e que estabelece uma integração entre pessoas, empresas e governos de diferentes nações. É proveniente de evoluções ocorridas principalmente nas telecomunicações e nos meios de transporte, que criaram uma rede de conexões, deixando as distâncias cada vez mais curtas, e assim, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente. Um caso ocorrido em outro continente chegava ao conhecimento dos brasileiros dois meses depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real.
O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, aos países desenvolvidos, de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos na tentativa de baratear os preços. A consolidação do capitalismo iniciou e era da globalização, principalmente econômica e comercial. 2) A globalização é um fenômeno positivo ou não?
A globalização possui lados negativos e positivos. Dentre seus pontos negativos estão as desigualdades sociais acentuadas, porém estas irão sempre permanecer presentes. Pois como já afirmava Marx: a história da sociedade sempre foi marcada por uma luta de classes, que sempre existiu e sempre existirá. Ela não beneficia a todos de maneira uniforme, uns ganham mais do que outros. Por exigir maior tecnologia e menores custos de produção, sua mão de obra precisa ser mais qualificada, acarretando grande desemprego. É um drama nacional dos países mais pobres, que perdem com a desvalorização das matérias-primas exportadas e o atraso tecnológico.
Com relação aos aspectos positivos, a globalização traz consigo uma maior quebra de fronteiras, aumentando o fluxo de pessoas e mercadorias. O que é favorável para a economia de um país, possibilitando também uma maior interação entre as culturas,