globalizaçao
Como conseqüência positiva, digo a você que a globalização somente favorece aos países mais ricos, pois com esta eles conseguem, por exemplo, comprar dos países mais pobres produtos com preços muito baixos para industrializá-los (os produtos) e vendê-los (os produtos) a preços mais altos, não permitindo aos mais pobres a oportunidade de se desenvolver tecnologicamente, mas fazendo com que este se torne seu eterno consumidor.
Já como ponto negativo, a globalização, que é um fruto capitalista, gera miséria e desigualdades sociais, isto porque, a mesma "prega" que as empresas gerem mais e mais lucros e para isso exigem do trabalhador mão-de-obra qualificada. No entanto, há uma escassez dessa mão-de-obra (pois o investimento em educação e profissionalização é muito ruim, se não, inexistente) não a qualificando e, trabalhador sem qualificação torna-se desempregado. Não tendo emprego, não tem salário, fica sem renda gerando a pobreza e daí outros problemas mais como o aumento da violência, do tráfico de drogas e outros mais.
- Aumento da volatilidade do capital,
- Maiores e mais intensas variações nos mercados mundiais (vide o exemplo da China no início de março),
- Maiores probabilidades e possibilidades de alastramento de crises em âmbito global (vide o exemplo da China no início de março, de novo),
- Maior integração dos mercados,
- Redirecionamento do capital produtivo para o capital especulativo, principalmente em economias em expansão como Brasil e China,
- Possibilidades de maiores ganhos (e perdas),
- Dependência cada vez maior de economias mais fracas, de fluxos cada vez maiores de capital especulativo, haja vista, suas dificuldades em motivar a vinda de investimentos produtivos.
- Risco de recessão em países industrializados e