Glicose
Tarilândia Jaru 03 JANEIRO de 2013
Aluno: Jackeline kassia da Silva Santos Professor: Eduardo Curso: Auxiliar de Laboratório Disciplina: Bioquímica Tema: Glicose Horário: quinta-feira 19:00 a 22:00
FINALIDADE
Solução de EDTA e Fluoreto de Potássio para adicionar ao sangue no momento da coleta, tornando-o incoagulável, impedindo fenômenos de glicólise e permitindo o uso do plasma na quantificação da glicose. Somente para uso diagnóstico in vitro.
PRINCÍPIO
EDTA com Fluoreto é usado na coleta de sangue total tornando-o não coagulável, impedindo fenômenos de glicólise graças à presença do íon Fluoreto. O EDTA funciona como anticoagulante bloqueando o cálcio ionizado através de reação química com formação do complexo insolúvel EDTA-Ca. A presença do íon flúor inibe os fenômenos de glicólise mantendo estável a glicose no sangue total, durante horas, à temperatura ambiente.
PARTICULARIDADES DO ANTICOAGULANTE
GLICOSE
Anticoagulante Glicose é uma solução estabilizada de EDTA sal sódico adicionada de 1,6mol de Fluoreto por litro. O PH final da solução situa-se entre 6,5 e 7. Uma gota de Anticoagulante Glicose impede a coagulação de até 5 ml de sangue.
REAGENTES
Reagente
EDTA 0,22mol
Fluoreto de Potássio 1,60mol
Água q.s.p. 1.000mL
Adição de alaranjado G (C.I. 16230) suficiente para dar coloração alaranjada à solução.
APRESENTAÇÃO
Frascos conta-gotas 3 x 20mL
Frasco 1 x 500mL
MATER IA I S NECESSÁRIOS NÃO FORNECIDOS
Tubos de ensaio. Seringa, agulha e demais elementos para coleta de sangue.
ARMAZENAMENTO E ESTABILIDADE DOS REAGENTES
O Anticoagulante Glicose deve ser mantido em seu frasco original, ao abrigo da luz e armazenado à temperatura ambiente (20-30oC).