Glic dios
Glicidios são os açucares, também chamados de carboidratos ou hidrato de carbono (por serem constituídos de hidrogênio, oxigênio e carbono). São as biomoléculas mais abundantes da natureza e têm função não apenas energética, mas também estrutural e de ser matéria prima para biossíntese de outras moléculas.
Os carboidratos devem ser predominantes na alimentação. A recomendação é que eles façam parte de 50 a 60% do valor calórico total do cardápio diário. Em uma dieta de 1.400 kcal, por exemplo, a quantidade de carboidratos resultaria em aproximadamente 175 g. Ao eliminar subitamente este macronutriente da alimentação, sintomas como dor-de-cabeça, irritação, cansaço físico e mental podem aparecer.
Embora os lipídios e as proteínas possam substituir os glicídios como fonte energética para a maioria das células do organismo, para algumas delas os glicídios são fonte exclusiva de energia, como por exemplo o cérebro, os nervos e os pulmões. No caso de queda do nível de glicose (hipoglicemia), o cérebro pode apresentar convulsões.
Os termos seguintes são usados para descrever o nível de glicose sanguínea no corpo: normoglicemia, referente ao nível de glicose no sangue dentro da faixa normal (65-115mg/dl), hiperglicemia, para um nível de glicose no sangue acima da faixa normal e hipoglicemia, que significa um nível de glicose sanguínea abaixo da faixa normal.
Estruturalmente, os glicídios possuem formulação da mais simples (monossacarídeos) à mais complexa(polissacarídeos).
Monossacarídeos são os glicídios mais simples. Eles são constituídos de no mínimo 3 carbonos ( TRIOSES), podendo possuir mais carbonos (TETROSES, PENTOSES, HEXOSES, HEPTOSES, etc). Dentre estes monossacarídeos, os mais importantes são as Pentoses (a ribose é uma pentose que constitui o DNA e RNA) e as Hexoses (Glicose, galactose, manose, frutose, precursoras dos glicídios mais complexos).
Encontramos a