glbt
LGBT ou ainda, LGBTTTs, é a sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis,Transexuais e Transgêneros (o 's' se refere aos simpatizantes)
O Movimento de Defesa dos Direitos dos Homossexuais surgiu na Europa, nos finais do século passado, tendo como principal bandeira a descriminalização da homossexualidade e o reconhecimento dos direitos civis dos homossexuais. Durante o Nazismo, mais de 300 mil gays foram presos nos campos de concentração, e só depois da Segunda Guerra Mundial que o Movimento Homossexual começa a se estruturar na Europa e Estados Unidos.
Objetivos do Movimento GLBT
· Desenvolver políticas para o combate a homofobia, a promoção da cidadania
GLBT e diretrizes comuns que viabilizem o entendimento, conhecimento e a troca de experiência entre os ativistas GLBT para uma participação protagonista nos movimentos sociais e GLBT Brasileiros.
· Trocar experiências aprendidas entre os ativistas sobre a construção de suas identidades como GLBT e como os mesmos percebem e reagem a discriminação e a homofobia.
· Aprovação do PL 5003/2001 e a criminalização da homofobia.
· Identificar e avaliar a implementação de ações previstas no Programa Brasil sem Homofobia para o combate ao racismo e a homofobia, visando construir ferramentas e estratégias de monitoramento de políticas públicas.
· Desenvolver a articulação e a visibilidade dos mesmos nos espaços de discussão política, cultural, de controle social para a construção de políticas públicas de enfrentamento da homofobia.
· Combate à violência, discriminação racial e a homofobia nas áreas de saúde, trabalho, justiça, segurança publica, cultura, educação, entre outras.
· Identificar e estabelecer estratégias, de ação sistêmica, que busque a participação, envolvimento e comprometimento dos movimentos sociais, e
ONGs no processo de enfrentamento à discriminação racial e violência
homofóbica.