Gl Ndulas Sudor Paras

396 palavras 2 páginas
Glândulas Sudoríparas
As glândulas sudoríparas dos mamíferos são membranas que tem por especialidade a secreção de um líquido transparente, conhecido como suor. São encontradas por toda a pela, com exceção da glande do pênis. Elas podem ser de dois tipos: merócrinas e autócrinas.
Estas glândulas sudoríparas merócrinas são tubulosas simples e seus ductos se abrem na superfície da pele. Os ductos não se ramificam e possuem menor diâmetro que a porção secretora, sendo que esta é composta pelas células secretoras que auxiliam na expulsão do produto da secreção.
Existem dois tipos de células secretoras, as células escuras e as células claras. Na parte de cima deste primeiro tipo celular são encontrados grânulos de secreção contendo glicoproteínas e é povoada por grande quantidade de reticulo endoplasmático rugoso. Já as células claras são pobres em grânulos e reticulo endoplasmático rugoso, mas possuem uma grande quantidade de mitocôndrias. Possuem também muitas dobras da membrana plasmática, e esta característica está relacionada com a produção da parte aquosa do suor.
O ducto da glândula se abre na superfície da pele e as células que revestem este ducto, localizada mais profundamente, é rico em mitocôndrias, sendo esta uma característica de células transportadoras de íons e água.
A substância produzida por esta glândula (suor) é muito diluída, contendo pouca proteína, além de sódio, potássio, cloreto, uréia, amônia e ácido úrico. Esta substância é resultado da ultrafiltração do plasma sanguíneo, chegando até estes ductos por meio da grande rede capilar localizada próxima as porções secretoras. Quando o suor atinge a superfície da pele, ele evapora, fazendo abaixar a temperatura corporal. A presença de catabólitos nele revela que estas glândulas participam da excreção de substâncias inúteis para o organismo.
As glândulas sudoríparas autócrinas se localizam nas axilas, regiões perianal e pubiana e na auréola mamária. São glândulas de maior tamanho, possuindo a parte

Relacionados

  • farmacologia snp e snc
    14084 palavras | 57 páginas
  • Ciencias
    11693 palavras | 47 páginas
  • monografia
    70865 palavras | 284 páginas
  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas