giuliano da sangallo
Giuliano foi treinado como um entalhador na loja de Il Francione , um engenheiro de marceneiro e militar local. Giuliano provavelmente acompanhou o seu mestre a Roma e foi, certamente, lá em 1465, como ele observa na página de título de seu grande caderno de antiguidades ( na Biblioteca do Vaticano ) . Embora tenha havido alguma incerteza sobre a sua identificação em documentos romanos , ele era provavelmente ativo em vários dos projetos de construção papais , como o Palácio de S. Marco (1469-1470) , São Pedro (1470-1472) , ea loggia benedictional ( 1470) , que ficava na frente do velho São Pedro.
Depois Giuliano retornou a Florença , ele ajudou Il Francione com a fortificação de Colle Val d' Elsa (1479) e preparou um modelo para a igreja do Servi ( 1480 ) . Com Antonio , o Velho, ele completou um modelo para a igreja e mosteiro da Badia ( 1482 ) e esculpiu um crucifixo para SS . Annunziata ( 1481-1483 ) .
Em meados da década de 1480 Giuliano foi o arquiteto mais proeminente em Florença e em graça para com Lorenzo de Médici . Perto de Prato ele projetou a Igreja da Madonna delle Carceri (1485-1491) em um plano de quatro braços iguais com uma cúpula em forma de melão interior durante a travessia grego -cross . O interior, com seu contraste de molduras arquitetônicas escuras contra a superfície da parede de luz é um reflexo da influência de Brunelleschi . O mármore revestimento verde -e-branco do exterior transmite esse elemento de elegância tão característica de Giuliano . Ao mesmo tempo, ele construiu a vila em Poggio a