GISELHA
1 Introdução 3
2 Desenvolvimento 4
4 Conclusão 7
Referências 8
O ato de planejar faz parte do ser humano, nas várias instâncias da vida, seja pessoal ou profissional, pois construímos objetivos e somos direcionados para concretizá-los, sempre estamos enfrentando desafios e situações que necessitam de planejamento. O planejamento de ensino de acordo com Libâneo (2001) consiste na previsão da ação a ser realizada, partindo das necessidades, estabelecendo objetivos, procedimentos e recursos a serem empregados, tempo de execução e formas de avaliação, sempre voltado para uma leitura crítica da realidade, a ação de planejar consiste em uma reflexão, antes de partir para a prática.
O planejamento envolve organização das atividades, que permite o direcionamento do docente, dessa forma, apresenta-se como um processo reflexivo de intervenção na realidade. “O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social” (Libâneo, 1994, p.222).
Ao planejar, devemos enquanto docentes considerar a realidade do nosso aluno, em como o contexto que está inserido: quem é o nosso aluno, de onde vem, é a sua vida, seu nível sócio-econômico-cultural; as condições as características essências de sua faixa etária, seu nível de desenvolvimento e os seus interesses e necessidades; a escola e suas condições reais: materiais didáticos, bibliotecas, salas de informática e outros.
O planejamento deve ser flexível e sempre devemos adaptá-lo à realidade do nosso aluno, sempre colocando em prática o que planejamos. O professor não pode se acomodar, desse modo, precisa ter clareza dos fatores que podem não permitir que o plano seja colocado em ação. Assim organizado, o planejamento é uma atividade mental que envolve reflexão e previsão de ações. Para ser concretizado, necessita ser transformado em um documento, ou