Giro De Estoque
Definição: “Estoque é um conjunto de bens armazenados, com características próprias, que atendem aos objetivos e necessidades da empresa”. - Moura
Dessa forma, todo item armazenado em um depósito, almoxarifado, prateleira, gaveta ou armário para ser utilizado pela empresa em suas atividades – de produção ou administrativa – e considerada um item do estoque da organização.
Podemos citar alguns exemplos, de acordo com sua natureza:
• Administrativo: borrachas, lápis, caneta, papéis, clipes, etc.;
• Manutenção ou reposição: óleos, ferramentas, parafusos, etc.;
• Matérias-primas: itens relacionados às atividades da empresa, utilizados em seu processo produtivo; geralmente, os mais caros e os mais estocados, devido a sua influência no ciclo.
Figura¹: Atuação do Gestor de Estoques FONTE: MOURA, página 2
Para que serve: Serve para medir, de uma forma padronizada, a qualidade de um estoque. O indicador de giro de estoque pode ser aplicado a qualquer tipo de estoque, independente da sua complexidade ou tamanho. O resultado apresentado pelo giro de estoque representa a quantidade de vezes que cada um dos itens, foi renovado dentro de um determinado período. Dizer que o giro de um estoque foi 1(um), durante um mês, significa dizer que tudo que tinha no estoque foi vendido e o estoque foi reposto por produtos novos.
Como calcula:
• Para determinar-se o GE, quando se tem um controle físico das mercadorias, aplica-se a fórmula: GE = Estoque Inicial + Compras – Estoque Final Estoque (Médio)
Estoque (Médio) = (Estoque Inicial + Estoque Final) / 2 Ou = (Soma dos Estoques mensais) / 12
Exemplo: Uma loja de calçados comprou durante o ano 2850 pares de sapatos
1 masculinos de vários modelos. Iniciou o ano com um estoque de 200 pares e no final do ano tinha 150. Seu estoque médio mensal foi de 180 pares. Qual o “Giro de Estoque” (GE)? Qual o tempo médio em que esse estoque “girou”?