Giotto de Bondone
Nascimento: 1267 Colle Vespignano – Republica da Florença.
Morte: 8 de janeiro de 1337 – Republica da Florença.
Nacionalidade: Florentino (Hoje Itália).
Movimento: Gótico. Retrato Anonimo – Museu de Louvre
Pontos importantes:
- Arquiteto, Escultor e pintor Italiano.
- Foi um dos primeiros artistas que contribuiu na criação do renascimento Italiano e em quebrar as limitações da arte e os conceitos medievais.
- suas pinturas são principalmente de caráter religioso.
- A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum. Esses santos com ar humanizado eram os mais importantes das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, que vai cada vez mais se firmando até o Renascimento.
- A tragédia das suas obras foi ele na demanda dos seus serviços como pintor.
Obras:
A capela degli Scrovegni, também chamada CApella Arena, em Pádua, é considerada o maior trabalho de Giotto. Ele retrata cenas da Virgem Maria e da Paixão de Cristo e foi criada entre 1303 e 1310. pella degli Scrovegni – Padua A Lamentacao – na capela degli Scrovegni.
Ele quebra as tradições da narração de cenas medievais. A cena da morte de Cristo foi admirada por muitos artistas renascentistas pela força dramática da cena em seu trabalho. Michelangelo, que estudou a obra de Giotto, inspirou-se nesse trabalho para a pintura da Capela Sistina.
O beijo de Judas – na capela degli Scrovegni.
Campanario de Giotto: é a torre campanário de Santa Maria del Fiore, Catedral de Florença, desenhada em companhia do arquiteto e escultor florentino Arnolfo di Cambio.
Google Imagens
Outras obras: A desesperação – Capela Arena Florença. Crucifixo da igreja de Santa Maria Novella – Florença
“Adoração dos Reis Magos” Capela