Ginástica laboral Fisioterapia
Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, E.P.E.
Medicina Física e Reabilitação
FISIOTERAPIA
CENTRO DE SAUDE DE SANTANA
Estagio Profissional
Ensino da Saúde na Comunidade
Ginástica Laboral
Elaborado por: Fisioterapeuta Carla Luís
Orientador Clínico: Fisioterapeuta Maurilio Gouveia
Funchal, 9 de Agosto de 2011
Ensino da saúde na Comunidade
Ginástica Laboral
“A saúde é responsabilidade de todos, mas só se responsabiliza e compromete aquele que é livre para pensar e agir, sendo consciente de si mesmo e da realidade.”
(Cañete, 1996)
Fisioterapeuta: Carla Luís
2
Ensino da saúde na Comunidade
Ginástica Laboral
Resumo
Actualmente têm-se estudado os efeitos do ambiente de trabalho no estado de saúde, uma vez que se sabe que as condições nos locais de emprego podem desencadear alterações físicas e psicológicas nos indivíduos empregados.
Os benefícios da implementação de um plano de exercícios laborais na comunidade vêm sendo estudados e relatados por muitos autores. Estes estão relacionados com a maior disposição para o trabalho, motivação para uma mudança no estilo de vida mais saudável, prevenção de doenças ocupacionais e até mesmo com uma maior produtividade e qualidade de vida. Investir na prevenção é o caminho para as empresas evitarem o desenvolvimento de doenças ocupacionais, que a cada dia ganham espaço e novas formas de manifestação.
O presente trabalho tem como objectivo implementar um projecto na comunidade laboral. Este consiste na elaboração de programas de ginástica laboral, realizados por
Fisioterapeutas dos Centros de Saúde da Freguesia da área ocupacional em parceria com a instituição empregadora.
Outro dos objectivos não menos importante consiste em demonstrar a evidência dos benefícios da execução de um plano de exercícios laborais, com a relação dos benefícios de saúde e a satisfação dos trabalhadores, obtidos com a sua implementação. Pretendo
demonstrar