Ginástica acrobática
A Ginástica entendida como a prática do exercício físico vem da Pré-história.
No homem pré-histórico a actividade física tinha um papel indispensável para sua sobrevivência, principalmente pela necessidade de atacar e defender-se.
O exercício físico rudimentar ou primitivo era transmitido através das gerações e fazia parte dos jogos, rituais e festividades.
No Oriente, os exercícios físicos surgiram sob várias formas:
Luta;
Natação;
Remo;
Hipismo;
Arte de atirar com o arco;
Outros.
O exercício físico era utilizado nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação de combates.
Na Grécia nasceu o ideal da beleza humana, a prática do exercício físico era altamente valorizada como educação corporal em Atenas, e como preparação para a guerra em Esparta.
A Grécia está associada aos Jogos Olímpicos praticamente desde sempre. Os Jogos Olímpicos foram disputados 293 vezes durante quase 12 séculos.
Em Roma, o exercício físico tinha como objectivo principal a preparação militar e em segundo plano a prática de actividades desportivas como as corridas de carros e os combates de gladiadores. Roma era reconhecida pelas suas admiráveis instalações desportivas como as termas, o circo, o estádio. Quem vai visitar Roma e não visita esses locais? Ainda hoje impressionam quem os visita pela sua grandeza!
Na Idade Média os exercícios físicos foram a base da preparação militar dos soldados. Nesta época, os nobres valorizavam a esgrima e a equitação para a participação nas Justas e Torneios. No entanto, outras actividades eram praticadas como o manuseamento do arco e flecha, a luta, a escalada, a marcha, a corrida, o salto, a caça, a pesca, um tipo de futebol e jogos de raquete.
Na Idade Moderna o exercício físico passou a ser muito enaltecido como princípio de educação. Vários estudiosos da época, contribuíram para a evolução do conhecimento da Educação Física.
Até 1800 o exercício