Ginastica
- Salto sobre a mesa: a atleta corre e se impulsiona a partir de um pequeno trampolim até a mesa. A partir da impulsão, a ginasta aproveita a fase aérea para fazer movimentos específicos do esporte. Quando volta ao solo, seu corpo deve se desequilibrar o menos possível. A mesa tem altura de 1,25 metros, comprimento de 1,63 metros e largura de 0,35 metros. Paralelas Assimétricas: Movimentos circulares e de transferência entre as barras são os mais utilizados.O dois aparelhos, cada um possuindo uma barra com formato cilíndrico. A composição das barras é de fibra de vidro, são sustentados por dois postes laterais, que são equilibrados por cabos de segurança bem fixados ao chão. Os dois aparelhos possuem barras de 2,4 metros de comprimento e 4 centímetros de diâmetro, porém, as medidas de suas alturas variam de 2,50 metros para a mais alta e de 1,70 metros para a mais baixa.
- Solo: Prova que combina dança com movimentos acrobáticos. As apresentações têm duração entre 70 e 90 segundos e a ginasta deve sempre utilizar toda a área do tablado. A área do tablado é de 12 metros X 12 metros.
- Trave: A trave talvez seja a prova mais difícil da ginástica artística feminina. Ela tem 1,2 metros de altura, 5 metros de comprimento e apenas 10 centímetros de largura,por exigência da Federação Internacional de Ginástica (FIG), o aparelho é revestido por material capaz de absorver impactos e com toda a segurança e “trabalhando” conforme a movimentação da ginasta.. A ginasta deve executar toda a série, composta por movimentos acrobáticos e de dança, além de giros de 360 graus e saltos obrigatórios, em um período que varia entre 70 e 90 segundos.
As atuais provas masculinas de ginástica:
-Salto sobre a mesa:A prova se inicia a partir de corrida,o ginasta tem 25 metros para correr em direção ao trampolim . Nele o atleta toma o impulso com os dois pés e apóia a mão no aparelho para, então, dar curso a sua apresentação, o ginasta executa o