Ginastica
Acadêmico: Maison Matheus k.Machado
Trabalho da disciplina
Fundamentos da Educação Física ll
Professor (a): Daiane Grado
Guarapuava, dia 24 de setembro de 2013.
O esporte moderno surgiu a partir de 1820 criado por Thomas Arnold que implantou regras e competições aos jogos,onde logo isso se estendeu por toda a Europa,surgindo clubes esportivos e dando uma Ética esportiva.
O esporte moderno é caracterizam por sua igualdade entre os competidores, passa a ter regras especificas e espaços e tempos próprios. Tendo regras fixas e codificadas os esportes passam a ser padronizados e deixam de ter características locais.
Onde isso contribuiu e muito para uma cultura esportiva globalizada onde começava a surgir às competições entre nações.
O esporte moderno trouxe uma maior sensibilidade aos competidores quanto a violência e a lealdade onde passavam a ser mais regulados com o desejo de vitoria, prazer e respeito as regras.
Com isso começava a se dar fim aos jogos populares com implantação de atividades físicas regulamentadas nas fabricas aumentando a produção e diminuindo as faltas. Era visível o aumento da disciplina e do agregamento de valores e maior rendimento, e atendendo os interesses da burguesia havendo uma melhora na saúde.
O esporte atingiu toda a sociedade Inglesa com o desenvolvimento das atividades esportivas, surgem no século XlX ligas e campeonatos,dando origem ao espectador esportivo e com ele a estádios e um grande números de torcedores formando-se espectadores fieis de suas equipes,que eram operários que representavam suas fabricas,e os que se destacavam recebem prêmios em beneficio.
Com o destaque do esporte surgiu interesse jornalístico para noticiar aos leitores,crônicas,colunas entrevistas em relação ao esporte.
Com a estatização esportiva passa a ter um sentimento de patriotismo, tendo inicio a uma representação nacional através de convocações de seleções para disputa de competições