Ginastica ritmica
Na última postagem apresentamos a 1ª aula, que foi de GACRO, com considerações parciais de análises já que não havíamos concluído todo o processo. Agora, depois de concluído e analisado, apresentaremos a segunda e a terceira aula, e no fim todas as análises e dados pertinentes dos alunos sobre as aulas aplicadas.
2ª Aula: Iniciação a Ginástica Rítmica (GR)
Tema Central: Iniciação de Ginástica Rítmica;
Objetivos: Analisar ao decorrer da aula a execução de exercícios variados, sendo pontuados em check list, como forma de análise do qual será verificado posteriormente se houve evolução na execução de exercícios da GR transitando das fases cognitivas para associativas e autônomas.
OBS: Além dos dados acima, tínhamos o objetivo de que no término da aula os alunos pudessem desenvolver uma pequena sequência de exercícios, atrelando rolamento, arremesso e pega do objeto se deslocando dentro de uma sequência musical simultaneamente aos colegas (em forma de solução de problemas), bem como uma sequência simples e inicial de GR. Porém, na aula anterior (de GACRO) constatamos que os alunos não sabiam executar os rolamentos, e passamos então a analisar tal movimento especificamente sendo relatado em check list a evolução ocorrida, portanto esse objetivo foi alterado, onde o rolamento foi substituído por um salto.
Desenvolvimento metodológico: Como já explicado na fundamentação teórica da GR nos valemos da metodologia global (Tibeau 1988 apud Caçola 2007), do qual desde o início os alunos realizaram trabalho com os corpos atrelados ao objeto (bola e arco) não fragmentando a aprendizagem da tarefa (método analítico). Além de nos valermos da Metodologia de Iniciação Universal ao Esporte (Greco e Benda 1998) ao que se refere à fundamentação da prática esportiva como iniciação para a faixa etária de segunda infância e das Metodologias de Ensino Aberto (Reiner Hildebrandt & Ralf Laging (Alemanha) e do grupo de trabalho pedagógico