Ginastica no brasl
Duas fontes contribuíram para a implantação da ginástica alemã no Brasil, fato ocorrido na primeira metade do século XIX. De um lado, as numerosas famílias alemãs que se instalaram no sul do país, formando núcleos que conservaram os hábitos trazidos e, entre eles, estava a ginástica. Por outro lado, os soldados e oficiais prussianos que integravam a Guarda Imperial e que, ao deixarem o serviço, não mais regressavam à Alemanha, preferindo fixar-se no jovem país, que tantas oportunidades lhe ofereciam.
Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo foram os preferidos pelos alemães, embora algumas famílias também tivessem escolhido o interior do Estado do Rio de Janeiro, espalhando-se por suas terras, onde o clima era bastante ameno.
Em 16 de novembro de 1858, foi fundada a mais antiga sociedade de ginástica da América do Sul: Sociedade de Ginástica de Joinville. Oito anos mais tarde, nascia a primeira entidade destinada ao cultivo da ginástica no Rio Grande do Sul, com o nome de “Gymnastikverein” (Sociedade de Ginástica), hoje Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA).
A primeira competição de ginástica no Rio Grande do Sul ocorreu em 18 de abril de 1896.
Após a Primeira Guerra Mundial (1918), o método alemão perdeu a força sendo substituído pelo método francês. Mas, nas sociedades de ginástica existentes no sul do país, o método alemão continuava sendo praticado, fato que ocorreu até pouco tempo atrás.
Em 1946, foi realizado o I Certame Nacional de Ginástica (denominado na época como I Campeonato Brasileiro de Ginástica), em São Paulo. Mesmo não contando com a participação da delegação do Rio de Janeiro, que por motivo maior não pôde competir, paulistas e gaúchos brigaram ponto