Landell na invenção do rádio
CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – RELAÇÕES PÚBLICAS
PROFESSOR: JACOB RAUL HOFFMANN
BRUNA TAMIRES SEHNEM
KELI BERNARDI
LUDIANA ROSSA
MULTIMÍDIA I - RÁDIO
LANDELL NA INVENÇÃO DO RÁDIO
CAXIAS DO SUL
2011
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – RELAÇÕES PÚBLICAS
BRUNA TAMIRES SEHNEM
KELI BERNARDI
LUDIANA ROSSA
MULTIMÍDIA I - RÁDIO
LANDELL NA INVENÇÃO DO RÁDIO
Padre Roberto Landell de Moura na invenção do rádio, pela Universidade de Caxias do Sul, com a orientação do professor Ms. Jacob Raul Hoffmann.
CAXIAS DO SUL
2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa contar a invenção do rádio, que começou em 1863 em Cambridge na Inglaterra. Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço. Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações, ela é composta basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita. A este sistema se dá o nome de sistema irradiante. A radiodifusão é uma emissão comercial, que ocorre apenas por transmissão de sinais, sem sua transcepção. Conta também a importância do Padre Roberto Landell de Moura, gaúcho, considerado um dos vários “pais” do rádio.
A invenção do Rádio A história do rádio começou em 1863, em Cambridge na Inglaterra, quando James Cherck Maxwell, fez a demonstração de uma provável existência de ondas eletromagnéticas. Ele era professor de física e quando fez está invenção, outros