ginastica artistica aps
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS)
GINASTÍCA ARTÍSTICA
2º semestre EP2P13
Turno: Noturno
2012
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Nome do Alunos:
RA:
2012
EVOLUÇÃO E HISTÓRIA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA
A Ginástica, enquanto prática do exercício físico surgiu na Pré-história, afirmou-se na Antiguidade, estagnou da Idade Média, fundamentou-se da Idade Moderna e sistematizou-se no início da Idade Contemporânea.
Segundo alguns estudos, a Ginástica Artística surgiu no Antigo Egito, com as pessoas a realizarem acrobacias nas ruas como forma de entreter aqueles que passavam. Esta prática permitia também o desenvolvimento constante de habilidades corporais, o que levou a que fosse adaptada ao treino militar. Na Grécia Antiga a Ginástica também se desenvolvia e era utilizada com frequência. Em Roma a Ginástica era usada como treino militar, como meio de preparação para a guerra.
O vazio aconteceu na Idade Média, com o corpo a sendo usado apenas para a purificação da alma, fruto das crenças dos Cristãos, que fizeram com que a Ginástica apenas fosse utilizada pelos escravos e como forma de entreterem os seus senhores. Pouco antes da Idade Moderna, começou assistir-se a um crescimento da Ginástica como exercício físico, através dos filósofos e educadores Rousseau e Pestalozzi e essencialmente com Guths Muths, considerado o pai da Ginástica Escolar, que inventou várias técnicas e exercícios gímnicos, já com o uso de aparelhos e com o objetivo de enaltecer os benefícios corporais ligados à saúde.
Na Idade Moderna deu-se o ressurgimento da Ginástica com Friedrich Ludwing Jahn (1775-1852), que em 1811 fundou em Berlim o primeiro local voltado apenas para a prática da Ginástica. Esse local era um ginásio ao ar livre que havia alguns aparelhos com o objetivo de desenvolver um ritmo perfeito do movimento e consequentes acrobacias. O Professor Jahn inspirou-se