ginastica 3 idade
A ginástica na terceira idade é uma das soluções utilizadas na prevenção de doenças e na melhora na qualidade de vida.
Cada vez mais vemos idosos com mais vontade de viver e vencendo as barreiras impostas pelo avanço da idade. Nas academias sempre vemos um grupo de idosos praticando exercícios sendo acompanhados por especialistas e executando programas personalizados, pois um programa de atividades físicas traz muitos benefícios para os idosos.E não é só nas academias que vemos os idosos praticando exercícios. Exercícios ao lar livre são uma ótima alternativa pois combinam exercício físico com os benefícios do Sol, mas desde que com o uso de filtro solar e até as 10:00h.
E na Tijuca temos várias oportunidades para praticar exercícios ao ar livre. Em algumas praças temos aparelhos instalados especialmente para os idosos. São as chamadas Academias da Terceira Idade (ATIs). Temos aparelhos na Praça Saens Pena, na Praça Xavier de Brito e na Praça Barão de Drumond em Vila Isabel. As ATIs, criadas pela Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV) e são compostas de dez módulos de aparelhos desenvolvidos especialmente para atender às necessidade dos maiores de 50 anos, mesclando exercícios de força e flexibilidade.
As aulas são monitoradas por professores de Educação Física. De acordo com a secretária da SESQV, Cristiane Brasil, a proposta é tirar a terceira idade da inércia.Os exercícios são muito importantes e para os idosos os benefícios são em dobro, pois o simples fato de poderem praticar algum tipo de atividade física já melhora e muito a qualidade de vida de pessoas da terceira idade, aumentando a resistência e força muscular que são necessárias para tarefas comuns do dia a dia.
De uma forma geral, as atividades físicas podem trazer respostas musculares rápidas e eficientes, sendo ideal para o combate a gordura que se