Gimnospermas
E.E.Lucia Martins Coelho
Alunas: Carolina Oliveira n° 05
Natalia Bispo n°31
Sara Xavier n°36
2°ano A
Professora:Karina
Gimnospermas
Onde e como surgiram?
As gimnospermas provavelmente foram as primeiras plantas com sementes que apareceram em terra firme , há cerca de 350 milhões de anos , ao final do período Devoniano. Período da qual as samambaias gigantes ainda constituíam imensos bosques no interior dos continentes e os primeiros vertebrados iniciavam sua lenta evolução em terra firme. Atualmente, os representantes mais conhecidos e característicos dessa divisão são as coníferas, plantas predominantemente arbóreas cuja área de distribuição compreende grande parte do hemisfério norte e zonas isoladas do hemisfério sul.
Características gerais
Gimnosperma é uma denominação informal que se aplica a quatro divisões de plantas: coniferófitas(Araucárias e Sequóias), cicadófitas(Cycas), ginkgófitas(Ginko biloba) e gnetófitas(Gnetum). São gimnospermas todas as plantas fanerogâmicas, isto é, que se caracterizam pelo fato de os óvulos ou elementos reprodutores femininos não estarem protegidos por nenhum envoltório e manterem-se em contato com o meio.
O termo gimnosperma deriva de duas palavras gregas: gymné, “nua” e sperma, “semente”. Essa denominação deve - se ao fato de as gimnospermas não produzirem frutos e sim semente.
Essas plantas apresentam geralmente arvores de médio e grande porte.Exemplo: As sequoias , uma grande espécie de gimnosperma encontrada na costa oeste da America do Norte , estão entre as maiores arvores do mundo.
As gimnospermas são plantas muito comuns em regiões frias e temperadas.São encontradas também com menor frequência em regiões subtropicais e apenas uma espécie desse grupo (gimnosperma) existe no deserto da África , a Welwitschia mirabilis. A Welwitschia mirabilis é uma gimnosperma encontrada no deserto da África. A planta mantém-se viva absorvendo água do