Gilberto gil
Gilberto Passos Gil Moreira nasceu no bairro do Tororó, em Salvador, na Bahia. Seu pai, o médico José Gil Moreira e sua mãe Claudina, em busca de uma vida melhor, mudam do bairro pobre da capital baiana para o interior do Estado, em Ituaçu, à época um lugarejo com cerca de oitocentos habitantes. Ali, Gil passou os primeiros oito anos de vida. Deste período o artista registra a influência das músicas ouvidas, sobretudo no rádio:
“…os meus primeiros momentos de ouvir música, tudo se passou numa época em que Luiz Gonzaga, principalmente lá no Nordeste, onde eu vivia, lá na caatinga, era praticamente o canto mesmo da região…” _ Gilberto Gil
Com oito anos volta para Salvador, onde estuda no Colégio Maristas, e frequenta uma academia de acordeom. Quando estava no secundário, recebeu da mãe um violão e conhece o trabalho de João Gilberto, que lhe influencia de imediato.
Nos tempos de faculdade de Administração, Gil conhece Caetano Veloso, sua irmã Bethânia, Gal Costa e Tom Zé. Realizam a primeira apresentação na inauguração do Teatro Vila Velha em junho de 1964 - com o show "Nós, Por Exemplo".
A capacidade de se renovar, observada em sua trajetória artística, também é a que parece guiar Gilberto Gil na vida pessoal. Militante ambiental desde 1990, quando criou a organização não governamental OndAzul (para a proteção de águas brasileiras), o cantor, compositor e violinista Gil é figura carimbada no carnaval da Bahia, onde sempre acompanha a marcha dos Filhos de Gandhi. Além disso, a reciclagem e a criação veloz parecem lema também no que diz respeito a casamentos, foram quatro uniões: Belina de Aguiar, Nana Caymmi, Sandra Gadelha e Flora Gil) e oito filhos – um deles morto em um acidente de carro em 1990, Pedro. Os outros sete são: Nara, Marília, Preta, Maria, Bem, Isabela e José.
II. EXÍLIO
Caetano Veloso e Gilberto Gil, líderes do tropicalismo, também estavam entre aqueles que tiveram cerceadas suas carreiras no Brasil, em seu