Giddens O que é Sociologia
Tema: A Sociologia, conceito, origem e desenvolvimento.
Autor: Anthony Giddens.
Considerações:
- Século XXI. Marcado por diversos conflitos, tensões e divisões sociais. A Sociologia surge no sentido de buscar o entendimento sobre a vida social humana, o comportamento do ser humano sob o prisma investigativo de processos sociais globais. A Sociologia mostra a necessidade de se assumir uma visão mais ampla sobre os contextos da experiência social humana, na busca pela compreensão dos grupos e da sociedade. (p. 24)
- O conceito de estrutura social é bastante relevante dentro da Sociologia. Refere-se ao fato de que os contextos sociais da vida humana não consistem em eventos aleatórios. Eles estão estruturados de formas distintas, e não são estáticos. (p. 25)
- Consciência das diferenças culturais: a sociologia permite uma visão de mundo em diferentes prismas. As políticas práticas devem ser baseadas em uma consciência bem informada dos modos de vida das pessoas. A pesquisa sociológica fornece ajuda prática na avaliação dos resultados de iniciativas políticas. Fornece ainda uma maior auto-compreensão, entendendo o funcionamento da sociedade. (p. 26)
- O cenário que deu origem ao surgimento da sociologia foi o de mudanças radicais introduzidas pelas revoluções ocorridas na Europa: a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. O surgimento da indústria contribuiu no processo de urbanização e com a ruptura dos moldes tradicionais de vida. (p. 27)
- O francês Augusto Comte foi o que originalmente cunhou o termo “sociologia”. Comte buscou criar uma ciência da sociedade que pudesse explicar as leis do mundo social da mesma forma que a ciência natural explicava o mundo físico. A visão sociológica de Comte foi a da ciência positiva. O positivismo sustenta que a ciência deve estar preocupada somente com entidades observáveis (evidências empíricas a partir da observação, comparação e experimentação). (p. 28)
- Lei dos três estágios