GIDDENS Anthony Sociologia
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Curso de graduação em Ciências Sociais
Professora Maria Soledad Etcheverry Orchard
Disciplina de Introdução à Sociologia
1. Livro
1.1 – ano: 2005
1.2 - 6a edição
1.3 - páginas 24 à 36
1.4 - livro: Sociologia
1.5 - capítulo 1 – O que é sociologia
1.6 - Anthony Giddens
2. Tema do livro: sociologia
2.1 - palavras-chaves: sociologia, marxismo, funcionalismo, positivismo
3. Trechos e considerações
começo do século XXI, período marcado por mudanças. Possibilidades da humanidade controlar seus destinos, moldar as vidas para melhor. Mas “como esse mundo surgiu? Por que nossas condições de vida são tão diferentes daquelas de nossos pais e avós? Que direção as mudanças tomarão no futuro? Essas questões são a principal preocupação da sociologia. (p. 24)
“A abrangência do estudo sociológico é extremamente vasta, incluindo desde a análise de encontros ocasionais entre indivíduos na rua até a investigação de processos sociais globais” (p. 24) a sociologia explica que os “dados” da nossa vida são fortemente influenciados por forças históricas e sociais; entender estas influências é fundamental para a abordagem sociológica.
“Aprender a pensar sociologicamente – olhando – em outras palavras, de forma mais ampla – significa cultivar a imaginação. (…) O trabalho sociológico depende daquilo que o autor norte-americano C. Wright Mills, numa frase famosa, chamou de imaginação sociológica” (p.24) o exemplo dado do hábito de tomar um café serve para mostrar esse tipo de “olhar”, de “imaginação” que deve – precisa – ter o sociólogo. Os fatos não devem ser observados de modo a explicarem-se em si mesmos. É preciso analisar todo o contexto em que se inserem, encontrar e entender os motivos que levaram àqueles fatos (e não a outros), compreender todos os desdobramentos e consequências.
A “imaginação sociológica” permite perceber que fenômenos que, muitas vezes, parecem ser individuais, são na verdade,