Sociologia por Giddens
"coisas ditas". O objetivo é mostrar a produtiva contribuição desse referencial teórico e metodológico para as pesquisas em educação, nas quais que se pretende "analisar discursos".
Mostrando argumentos que deixa bem claro que quem controla o discurso é o poder, ou seja, os detentores do poder (a burguesia).
Palavras-chave: Sociedade. Discurso. Poder. Controle. INTRODUÇÃO Considerado que “discurso” é tudo aquilo que transmite uma mensagem
(comunicação). Então podemos dizer que o discurso é o meio de comunicação mais usual e eficiente de uma sociedade em geral, sendo inclusive, usado pela sociedade como mecanismo de controle de uma classe social sobre a outra. O discurso na maioria das vezes é usado como forma de controle da classe dominante (burguesia), sobre a classe trabalhadora. Quem detém o poder, consequentemente controla o discurso. Impondo-lhes regras de construção e circulação, e até mesmo anulando-o em alguns casos. Há séculos já havia o controle do 1 Acadêmico do 2º período da turma Gama Noturno do curso de Direito da Faculdade Atenas – Disciplina:
Sociologia Jurídica – Prof: Marcos Spagnuolo Souza. 2 discurso, por parte da classe dominante, e na sociedade moderna não e muito diferente daquela época.
A sociedade em nossa atualidade, ou até mesmo nos séculos passados, sempre deram grande importância ao discurso. Desde a época dos Deuses Gregos, dos sofistas que o poder era exercido por quem controlava o discurso, nos dias de hoje não é muito diferente.
Mesmo com a