Gian lorenzo bernini
Desenho de Construção Civil
Professor: Cândido
Teoria da Arquitetura
Gian Lorenzo Bernini
1598-1680
[pic]
Juventude
Gian Lorenzo Bernini nasceu em Nápoles no seio de uma família florentina, filho de Pietro Bernini, escultor maneirista. Cedo acompanhou o pai a Roma, onde suas precoces habilidades de prodígio logo foram notadas pelo pintor Annibale Carracci e pelo Papa Paulo V começando assim a trabalhar como artista independente. Seus primeiros trabalhos foram inspirados por esculturas helenistas e romanas existentes, que pôde estudar em detalhe.
Maturação em um mestre escultor
Sob o patrocínio do cardeal Scipione Borghese, sobrinho do Papa Paulo V, rapidamente se tornou um escultor proeminente, mesmo que seus primeiros trabalhos fossem peças para decorar os jardins do cardeal: A Cabra Amalthea, o infante Zeus e um Fauno, Almas Danadas ou Almas abençoadas. Em 1620, completou o busto de Paulo V.
A Cabra Amalthea com o Infante Júpiter e um Fauno é uma escultura do barroco de Gian Lorenzo Bernini. Sob o patrocínio do cardeal Borghese, sobrinho do papa Paulo V, seus primeiros trabalhos foram peças para decorar os jardins do cardeal: A Cabra Amalthea com o Infante Zeus e um Fauno, o Infante Zeus e um Fauno, Almas Danadas ou Almas abençoadas.
Nos anos seguintes, ornou a vila do cardeal com obras primas.
O Rapto de Proserpina (1621 - 1622), onde recria uma obra de Giambologna, com destaque para a recriação da pele feminina no mármore.
Apolo e Dafne (1622 - 1625) mostra o momento mais dramático de uma das histórias de Ovídio, onde Apolo, o deus da luz, desafia Eros, o deus do amor, para um combate com armas, e, ferido por uma flecha dourada, apaixona-se por Dafne, uma ninfa de água, que fizera voto de virgindade. Dafne escapa de Apolo porque se transforma em loureiro, que Bernini executa no mármore como uma vida se transmudando