Ghjk
NOME: SÉRIE:
Joãozinho e o Papai Noel
Joãozinho tem 5 anos e algumas dúvidas. Sabe que os aviões não despencam porque têm motor e os passarinhos não caem porque têm asas. Mas e o sol? Um amiguinho, também de 5 anos, disse que o sol não cai porque está pregado lá em cima. Mas não pode ser isso. Se está grudado no céu, como é que ele faz para se mexer e ir embora quando é noite? Joãozinho sabe também que os peixes não afundam porque aprenderam a nadar. Mas como será que aprenderam uma coisa tão difícil? O papai tentou ensinar tantas vezes, num fim de semana que a família passou na praia, e ele não conseguiu nem boiar...
O que Joãozinho já conhece bem, com a experiência dos seus 5 anos, é a leviandade dos adultos. Ontem mesmo ele não viu por acaso o homem do mercadinho colocar seis limões no pacote, quando a mãe pediu claramente meia dúzia? Se Joãozinho errasse tão feio, a mamãe ia se zangar. Mas os adultos sempre se entendem com os adultos. E fazem até seis virar meia dúzia.
Outra lição que Joãozinho já aprendeu é não ir acreditando em tudo que dizem. Não lhe juraram que a tia Marlene estava gorda daquele jeito porque carregava um bebê na barriga? Juraram. E, quando ele foi perguntar à vovó se aquilo que a vovó levava na barriga era nenê, o que foi que ela disse, depois de tanta risada? "Que é que é isso, menino? Você anda vendo televisão demais. O que eu tenho é uma melancia aqui dentro. Olhe." E cada gargalhada que ela dava fazia mexer a melancia, para cima e para baixo, para cima e para baixo.
Joãozinho é assim, nos seus 5 anos. Desconfiado, mas não cético. Não decidiu ainda se Deus existe, porque não achou o assunto importante. Mas Papai Noel já é diferente. Quando chega dezembro, uma criança como Joãozinho tem de saber se ele existe. Porque a bicicleta que Joãozinho quer depende disso. De existir Papai Noel.
Alguns meninos dizem com superioridade que não precisam de Papai Noel. Meu pai é quem me dá as coisas, sorri