ghghgj

328 palavras 2 páginas
O Projeto Êxodos foi realizado ao longo de seis anos, em viagens por quarenta países. É o próprio Sebastião Salgado quem escreve: "Este livro [Êxodos] conta a história da humanidade em trânsito. É uma história perturbadora, pois poucas pessoas abandonam a terra natal por vontade própria. Em geral, elas se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas constrangidas por forças que não têm como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras. [...] Viajam sozinhas, com as famílias ou em grupos. Algumas sabem para onde estão indo, confiantes de que as espera uma vida melhor. Outras estão simplesmente em fuga, aliviadas por estarem vivas. Muitas não conseguirão chegar a lugar nenhum".
Em suas viagens para acompanhar a "humanidade em trânsito", Sebastião Salgado sempre encontrou bandos de crianças, todas elas "loucas para serem fotografadas". Ele escreve na introdução: "Em toda situação de crise [...] as crianças são as maiores vítimas. Mais fracas fisicamente, são sempre as primeiras a sucumbir à fome ou à doença. Emocionalmente vulneráveis, não têm condições de compreender por que estão sendo expulsas de suas casas [...] Isentas de responsabilidade pelos próprios destinos são, por definição, inocentes". Retratos de crianças do êxodo é, na verdade, o registro fotográfico de uma pergunta: "Como é possível uma criança sorridente representar o infortúnio mais profundo?".
Como os livros anteriores de Sebastião Salgado editados pela Companhia das Letras, estes também foram impressos na Suíça. O Projeto Êxodos, que inclui uma grande mostra fotográfica, terá lançamento também em Rochester, Paris, Lisboa (primeiro semestre), Milão, Rio de Janeiro, Madri, Hamburgo e Vaticano. Em São Paulo a mostra será no Sesc-Pompéia.

O livro Êxodos teve o patrocínio da PETROBRAS e o livro Retratos de crianças do êxodo foi patrocinado pela Fundação

Relacionados