GEX ADM
Tradicional – respeito a quem tem o direito de comando segundo a prática tradicional ou costume. A autoridade tradicional não é resultante das qualidades intrínsecas de seu detentor. São exemplos de autoridade tradicional na
“instituição família”, o pai nas sociedades paternais e a mãe nas sociedades matriarcais; na “instituição religiosa”, o padre, bispo ou papa; na “instituição política”, o presidente do partido.
Carismática – devoção ao líder. Decorre das qualidades intrínsecas da pessoa.
Lula, Kennedy e Hitler são considerados lideranças baseadas em autoridade carismática. Racional, legal ou burocrática – baseada em meritocracia, com traços impessoais, técnicos e racionais, como exemplificado nas empresas e organizações militares. Os três tipos de autoridade correspondem ou são exercidos em três tipos de sociedade: sociedade tradicional; carismática; e legal, racional ou burocrática.
Os interesses de Max Weber recaem sobre a sociedade legal, racional ou burocrática, representada por organizações empresariais e militares de onde Weber extrai as características da burocracia: formalidade – as organizações são constituídas essencialmente por sistemas de normas e a autoridade é definida por elas; impessoalidade – os seguidores obedecem à autoridade definida pelas normas; profissionalismo – os funcionários são contratados, remunerados e qualificados para o cargo.
Após analisar as características da Burocracia, Weber conclui que a administração burocrática é a forma mais racional de exercer autoridade, pois a organização burocrática possibilita o exercício da autoridade, a obtenção de obediência com precisão, a continuidade, a disciplina, o rigor e a confiança. Porém,