Getúlio vargas
Introdução: A liderança é uma forma muito marcante das pessoas ao longo do tempo, pois elas adquirem maior experiência. O que veremos, neste trabalho, são líderes com pensamentos de mudança, de ideais diferentes que foram referências, tanto no Brasil como no mundo. Revolucionaram gerações e mudaram conceitos, onde foram importantes lideres políticos.
A vida de Vargas Getúlio Dornelles Vargas (São Borja, 19 de abril de 1882 — Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1954) foi um político brasileiro, chefe civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha. Foi duas vezes presidente da república do Brasil. Na primeira vez, de 1930 a 1945, governou o Brasil em três fases distintas: de 1930 a 1934, no governo provisório; de 1934 a 1937, no governo constitucional, eleito pelo Congresso Nacional; e de 1937 a 1945, no Estado Novo. Na segunda vez, de 1951 a 1954, governou o Brasil como presidente eleito por voto direto. Getúlio era denominado pelos simpatizantes "pai dos pobres", e denominado pelas pessoas de sua proximidade como "Doutor Getúlio". A doutrina e estilo político foram denominados de getulismo ou varguismo. Os seguidores, até hoje existentes, são denominados getulistas. Suicidou-se, em 1954, com um tiro no coração, no quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. Getúlio Vargas foi o mais controvertido político brasileiro do século XX, e sua influência se estende até hoje. Sua herança política é invocada por pelo menos dois partidos políticos atuais: o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Vida antes da presidência
Origem: Nasceu em 19 de abril de 1882, no interior do Rio Grande do Sul, no município de São Borja, divisa com a Argentina, filho de Manuel do Nascimento Vargas e de Cândida Dornelles Vargas. Na juventude, alterou