Getulio vargas
Delimitação do tema: Getúlio Vargas adotou uma política industrializante, a substituição de mão-de-obra imigrante pela nacional. Essa mão-de-obra era formada no Rio de Janeiro e São Paulo em função do êxodo rural (decadência cafeeira) e movimentos migratórios de nordestinos.Vargas investiu forte na criação da infra-estrutura industrial: indústria de base e energia. Destacando-se a criação de:Conselho Nacional do Petróleo (1938);Companhia Siderúrgica Nacional (1941);Companhia Vale do Rio Doce (1943);Companhia Hidrelétrica do São Francisco (1945).
Foram fatores que contribuíram para o desenvolvimento industrial a partir de 1930:o grande êxodo rural, devido a crise do café, com o aumento da população urbana que foi constituir um mercado consumidor.a redução das importações em função da crise mundial e da 2ª Guerra Mundial, que favoreceu o desenvolvimento industrial, livre de concorrência estrangeira.Uma característica das indústrias que foram criadas desde a 1ª Guerra Mundial é que muitas delas fazem apenas a montagem de peças produzidas e importadas do exterior. São subsidiárias das matrizes estrangeiras.
No início da 2ª Guerra Mundial o crescimento diminuiu porque o Brasil não conseguia importar os equipamentos e máquinas que precisava. Isso ressalta a importância de possuir uma Indústria de Bens de Capital.Apesar disso as nossas exportações continuaram a se manter acarretando um acúmulo de divisas. A matéria-prima nacional substituiu a importada.
Ao final da guerra já existiam indústrias com capital e tecnologia nacionais, como a indústria de autopeças.Em 1946 teve início a produção de aço da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Volta Redonda, que abriu perspectivas para o desenvolvimento industrial do pais, já que o aço constitui a base ou a "matriz" para vários ramos ou tipos de indústria.Em 1950 alguns problemas de grande importância dificultaram o desenvolvimento industrial:falta de energia elétrica; baixa produção de petróleo;rede