Insuficiência renal crônica - irc
Livro: Sinais e Sintomas, 2006
Editora Guanabara Koogan, LAB
P. 312, 313, 314.
A oligúria é um sinal importante da insuficiência renal crônica em fase avançada. As anormalidades associadas refletem a uremia progressiva e incluem fadiga, fraqueza, irritabilidade, hálito urêmico, equimoses e petéquias, edema periférico, elevação da pressão arterial, confusão, labilidade emocional, sonolência, abalos musculares grosseiros, cãibras musculares, neuropatias periféricas, anorexia, gosto metálico na boca, náusea e vômitos, constipação intestinal ou diarréia, estomatite, prurido, palidez e pele amarelada ou bronzeada. Por fim, o cliente pode apresentar convulsões e neve urêmica e evoluir para o coma.
Os rins são órgãos pares localizados na região inferior das costelas, na altura da cintura, protegidos pelos músculos das costas. Funciona como um filtro deixando passar substâncias que podem ser tóxicas e retendo aquelas que são importantes para manter o equilíbrio do nosso organismo. A insuficiência renal se dá quando os rins diminuem muito seu funcionamento ou param de funcionar. A insuficiência renal crônica pode ter várias causas: congênitas, doenças hereditárias e há também as adquiridas. O projeto tem como objetivo mostrar o que é a insuficiência renal crônica, o tratamento e principalmente as formas de prevenção desde as simples infecções do trato urinário até a IRC.
O resultado é um melhor entendimento sobre a patologia, para que se possa dar uma assistência de enfermagem eficiente, proporcionando ao paciente uma qualidade de vida melhor. E no caso de pacientes infantis, é necessário um cuidado especial, pois a criança precisa de uma atenção maior. O conteúdo é composto pela identificação e localização dos rins, conceito de insuficiência renal crônica, as suas causas, os sintomas, a prevenção da IRC, o tratamento, a terapia de substituição e a assistência de enfermagem. A conclusão é que devemos estar cientes da