Gestão e Orçamento Empresarial
1 INTRODUÇÃO
Para realização deste trabalho foi imprescindível à realização de uma pesquisa detalhada sobre os assuntos abordados ao longo desse semestre, o fator primordial dessa averiguação é internalizar as disciplinas estudadas para que as mesmas nos forneçam novos subsídios para aprimoramento de nossos prévios conhecimentos. O presente trabalho proporcionou a expansão de novos conhecimentos e ressaltou a importância de estarmos fazendo uma releitura das informações de semestres anteriores para que dessa forma consolidemos nossa aprendizagem, e assim sendo devemos interligar esses novos conceitos a nossa prática como futuros contadores.
Ao ampliarmos nossos conhecimentos através da inserção de novas informações, formamos uma cadeia vasta de dados essenciais a nossa formação, e essa capacitação nos qualifica como bons profissionais. Os conteúdos abordados nesse trabalho possibilitam ao acadêmico ter contato direto com o dia-a-dia de um futuro contador e com as premissas que o mesmo deverá lidar no âmbito da sua profissão.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 – Conceito de Orçamento
O orçamento é utilizado pelos homens desde a pré-história, de acordo com o estudioso Lunkes (2007), os homens das cavernas previam que para passar o inverno necessitariam de um estoque de comida, assim desenvolveram práticas de mensurar esses itens, o que hoje é o contemporâneo orçamento. Horngren, Datar e Foster (2004) conceituam o orçamento como:
“é a ferramenta contábil comum que as empresas usam para planejar e controlar o que elas precisam fazer para satisfazer seus clientes e ter sucesso no mercado. Desta forma, fornecem ainda um padrão de resultados financeiros que uma empresa espera alcançar em suas atividades planejadas." Segundo Horngren, Datar e Foster (2004, p.165) ao planejarem o futuro “os gerentes aprendem