Gestão e empreendedorismo
Caio V. S. Daniel A16255-0
Prof. Mario Sérgio
Bauru
2013
Desenvolver o conceito de empreendedorismo e indicar as principais competências e os comportamentos que garantem o perfil do empreendedor bem sucedido.
O dicionário Aurélio (1985) define o empreendedor como uma pessoa que coloca em execução (um plano, um projeto). Tem o mesmo significado da palavra francesa entrepreneur, que deu origem à inglesa entrepreneurship (comportamento do empreendedor). O termo empreendedorismo foi popularizado em 1945 pelo economista Joseph Schumpeter. Segundo Schumpeter “o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, organizar as operações internas e realizar as vendas de sua empresa”.
O empreendedor é um administrador nato que cria, produz e realiza planos e projetos dentro e fora da empresa buscando um diferencial e o sucesso profissional no mercado de trabalho, sabendo e assumindo potenciais riscos. Geralmente, empreendedores possuem um espirito competitivo e instintivo, confiam no seu “taco” e apostam suas fichas.
O empreendedor deve entender que na tomada de decisão, ele tem que levar em consideração a natureza complexa dos negócios, resultante de ambientes organizacionais modernos que sofrem constantes transformações.
Assim sendo, a abordagem mais contemporânea para a solução de problemas deve buscar/trabalhar com um pensamento sistêmico, supondo que os problemas são complexos, têm mais de uma causa e mais de uma solução, e estão relacionados com o restante da organização.
Antes de se iniciar no mundo empresarial é importante que o empreendedor realize uma auto avaliação, refletindo sobre aspectos de sua personalidade. Qualquer que seja o negócio, ele necessita ter uma força sempre presente: a automotivação.
Existem características comuns a todos os empreendedores:
Integridade – É uma qualidade do