Gestão e empreendedorismo
Schumpeter – Influência de Karl Marx e Léon Walrs
Teoria do Desenvolvimento Econômico
Modelo de economia estacionário, fundamentado num fluxo circular da vida econômica. Assim toda a atividade econômica se apresenta de maneira idêntica em sua essência, repetindo-se continuamente. Porém esse modelo do primeiro capítulo contrasta com a estrutura dinâmica que apresenta no segundo, onde aparece a figura central do empresário empreendedor, agente econômico que traz novos produtos para o mercado por meio de combinações mais eficientes dos fatores de produção, ou pela aplicação prática de alguma invenção ou inovação tecnológica.
Se a produção aumentar no futuro ao nível que aumentou no passado, todos os sonhos dos reformadores sociais poderão dar certo. Entretanto, se a política se dirigir à redistribuição imediata, não se realizarão nem os desígnios dos reformistas, nem o aumento da produção.
Como vemos, Schumpeter não só percebeu o papel central do crescimento econômico para a justiça social, como advertiu para os perigos da redistribuição prematura.
Sem dúvida, Schumpeter distinguiu claramente a diferença entre crescimento e desenvolvimento: “Nem o mero crescimento da economia, representado pelo aumento da população e da riqueza, será designado aqui como um processo do desenvolvimento.”
Destaque para a figura do empreendedor: na vida econômica, deve-se agir sem resolver todos os detalhes do que deve ser feito. Aqui, o sucesso depende da intuição, da capacidade de ver as coisas de uma maneira que posteriormente se constata ser verdadeira, mesmo que no momento isso possa ser comprovado, e de se perceber o fato essencial, deixando de lado o superficial, mesmo que não possa demonstrar os princípios que nortearam a ação.”
Relação entre inovação – criação de novos mercados – empreendedor
Atribui um papel fundamental ao crédito no crescimento econômico. Opinião sobre os juros: “o efeito imediato de um aumento de dinheiro