Swebok
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
(ENGENHARIA DE SOFTWARE)
SWEBOK – “Capítulo 7 - Gestão da Configuração de Software”
Minas Gerais
2012
Capítulo 7 Gestão da Configuração de Software (2ª parte)
4. Software de Contabilidade do Status da Configuração Software de contabilidade do status da configuração (SCSA) consiste em um registro de informações ou relatório tanto de dados atuais quanto históricos para administração de configuração de software.
4,1. Status de Configuração de Software da Informação As informações necessárias para a configuração de software devem ser evoluídas, para essa evolução o sistema de informação deve identificar coletar e manter as informações. Para a engenharia de software e para o relatório de gestão de configuração, varias informações e medidas são necessária para implementação das mudanças, desvios e renuncias. Para realizar SCSA precisa-se de ferramentas que auxiliam a coleta de dados históricos ou atuais, ou seja, ferramentas de suporte integrado.
4,2. Relatório de Status de Configuração de Software Em uma organização ou em um projeto várias equipes de desenvolvimento, manutenção e qualidade de software podem usar as informações coletadas pelo SCSA, ou seja, os relatórios de informação podem ser usados para consulta sobre questões específicas e servir para a gestão e desenvolvimento de software.
5. Auditoria de Configuração de Software Auditoria da configuração compreende em atividades para garantir que as alterações na configuração de software foram efetuadas apropriadamente com conformidades, diretrizes e normas. Auditoria pode ser conduzida por um ou mais auditores, o auditor utiliza palavras de questionamento como, de modo, o fato, tempo, pessoa, lugar, motivo e evidencia. Existem dois tipos de auditoria de configuração de software que são obrigatórias nas linhas do ciclo de vida do software,