Gestão RH
1. Conceituação
O desempenho institucional refere-se tanto ao valor agregado às partes interessadas pela instituição (e.g sociedade, governo, alunos, outras instituições de ensino, órgãos de fomento) quanto à realização das estratégias institucionais propriamente dita. O objetivo da avaliação do desempenho é saber se a instituição está se desenvolvendo no ritmo adequado aos seus objetivos.
A história das organizações tem mostrado que a prática de avaliação do desempenho, por si só, favorece a promoção de melhorias. Mas as organizações devem cuidar para que a avaliação alcance as suas diferentes dimensões ou perspectivas, caso contrário corre-se o risco de promover mudanças que não resultem em melhorias como um todo. Examinadas as diferentes perspectivas há que se identificar e medir os indicadores que mostrarão seu desempenho, pois só se consegue melhorar de maneira sustentável aquilo que se consegue medir. Medição de desempenho é então a aplicação de uma medida ou de um conjunto de medidas de suporte à tomada de decisão e às operações de uma instituição e visa monitorar o alcance da missão, dos objetivos e das prioridades.
A Figura 1 ilustra um exemplo de tradução de um objetivo estratégico em um conjunto de indicadores de desempenho.
Objetivo
Estratégico
Atingir a excelência na pesquisa
Fatores críticos de sucesso
Alto nível de internacionalização
Boa avaliação CAPES
Aumentar a captação de recursos externos
Indicadores de desempenho Índice de impacto externo
Nota CAPES
Volume de recursos externos captados
Metas e planos de ação
Figura 1 – Tradução de um objetivo estratégico em um conjunto de indicadores de desempenho.
O crescente entendimento da importância da avaliação tem levado ao desenvolvimento de abordagens que sejam sistêmicas e sistemáticas. Estas abordagens são sistêmicas no sentido de que o modelo de referência contempla toda a instituição e o