gestão rh
Patrícia Bispo para o RH.com.br
Se uma empresa pretende atrair e reter talentos, a alta gestão precisa ter uma visão holística do seu time e não apenas acreditar que cativará as pessoas através de salários atraentes. Por conta disso, cada vez mais, as organizações abrem espaço para adotar ações que visem a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Apenas para se ter uma ideia, pesquisa realizada pela Regus revelou que a qualidade de vida no País passou de 45 (2010) para 151, em 2012. Isso demonstrou que o Brasil saiu na frente de países pesquisados como China, Índia, África do Sul, Austrália, Estados Unidos, Holanda, Canadá, França, Japão, Reino Unido, entre outros.
Uma companhia que demonstra essa preocupação e que tem acompanhado as tendência do mercado é a Eternit (empresa que atua nos segmentos de louças, metais sanitários e componentes para sistemas construtivos) que, desde 2010, implantou o Programa de Qualidade de Vida com o objetivo de conscientizar e melhorar o estilo de vida dos seus profissionais, através da adoção de hábitos mais saudáveis. Coordenado pelas áreas de Recursos Humanos e Médica, o programa chegou aos colaboradores através dos canais de comunicação da empresa.
De acordo com Valdelice Soares, assessora de Recursos Humanos o Programa de Qualidade de Vida Eternit desenvolve várias atividades como, por exemplo:
Ginástica Laboral - Em parceria realizada com o SSI, trata-se de uma prática de exercícios que acontece no posto de trabalho que acontece três vezes por semana. A ginástica laboral promove o combate e prevenção das doenças profissionais, sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade, melhora a flexibilidade, força, coordenação e postura, combate as tensões emocionais e reduz a sensação de fadiga no final da jornada. Além disso, reduz o índice de afastamento, melhora as relações interpessoais e a imagem da instituição junto aos empregados e sociedade.
Quick Massage -