Gestão Pública
RESUMO
Nas escolas existem regras que todos devem seguir, por isso uma gestão escolar deve ser dinâmica e flexível para que a escola não tenha problemas mal resolvidos ou ainda, sem ser resolvidos, deixando de aparar as arestas negativas oriundas de uma má gestão educacional. Assim para que a gestão escolar possa colher bons resultados da equipe docente, é preciso entender os alunos, descobrir onde encontram-se os defeitos da gestão, melhorar a formação inicial e continuada dos professores, aproximar a escola do universo dos alunos, garantir professores presentes e preparados, diversificar modelos de formação, entre outros dados. O importante é que as escolas se preparem para melhorar a gestão escolar, é o fundamento deste estudo.
Palavras-Chave: Gestão escolar, Ensino médio, Professor, Alunos.
1 INTRODUÇÃO
As formas e os processos educativos constituem uma dimensão social da espécie humana, uma prática social criada para perpetuar ou transformar as representações sociais de acordo com cada modo de produção da existência. A educação escolar é parte dessa dimensão que se desenvolve por meio de uma ação deliberada que a partir da era moderna, está organizada pelo Estado e acomodada em instituições públicas e privadas.
As escolas mais racionalizadas em forma de sistema e gerenciada pelo Estado é uma organização que se desenvolve a partir do século XVIII e se consolida nos meados do século XIX. A escola, instituição estratégica da uniformidade nacional, expandiu-se como sistema nos países mais desenvolvidos. E desse modo, passa-se a formular, por meio da ação do Estado, a política educacional.
Essa política educacional é formulada para todos aqueles que estão ligados diretamente nas instituições escolares. É uma equipe que tenta melhorar a qualidade da sua escola, a qual recebe todos os anos diversos alunos, cada qual com sua cultura, com seus limites e ascensões.
Uma pesquisa em